É uma fase fantastica a adolescência e é, eu poderia hojes escrever aos adolescentes, mas embora vá falar de adolescentes, decidi simplesmente falar com aqueles que são responsaveis por eles, pais, lideres, professores. Infelizmente para suas tristezas, eu tenho que convir que não irei escrachá-los dizendo os problemas, as dificuldades dessa fase e não sairei daqui sem dar a eles um pouco de razão embora, muitas pessoas acreditem que eles NUNCA TEM RAZÃO!
Por que? Infelizmente para a maioria daqueles que tem um adolescente em casa ou na escola ou na igreja, quando eles dizem: “Eu não sou criança!”. Eles tem absoluta razão.
O Garota enlouqueceu? Esses guris rebeldes tem razão? Incoscientemente, eles tem sim. A luz da Palavra de Deus, eles de fato não são mais crianças e um dos grandes problemas dessa fase é que, por os considerarmos crianças, os prejudicamos ainda mais em seu crescimento como pessoas e como Filhos de Deus.
Como? Vamos Biblia…
A Palavra de Deus não existe a toa e muito menos aqui está aqui por acaso, sabemos e temos consciencia de que Deus deu ao povo de Israel inumeros estatutos e mandamentos que não serviam apenas como preceitos religiosos, mas também regras de convivencia em sociedade, relacionamentos, educação de filhos e muito mais.
Algo interessante a que se falar é sobre o B'nai Mitzvá (Os filhos do Mandamento).
B'nai Mitzvá é o nome dado à cerimônia que insere o jovemjudeu como um membro maduro na comunidade judaica.
Quando uma criança judia atinge a sua maturidade (aos 12 anos de idade, mais um dia para as meninas; e aos 13 anos e um dia para os rapazes), passa a tornar-se responsável pelos seus atos, de acordo com a lei judaica.
Fonte: Wikipédia.
De acordo com os costumes judeus não havia adolescência. Deus em sua extrema sabedoria, conhecedor das dificuldades de uma mente jovem como a desses adultos entre 12 e 21 anos, deu ordens para que as responsabilidades deles por seus atos começassem aos 12 anos e 1 dia para meninas e 13 anos e 1 dia para meninos.
Não adianta chorar pais e lideres, a mente deles é sim diferente da nossa. O cérebro de um adolescente funciona sim de forma diferente e isso quer dizer que chegamos muitas vezes a ponto de gerar justamente nessa fase tão importante da vida da pessoa, muitas feridas, que levarão ele a ser um adulto com muitos problemas.
“Mente vazia é oficina do diabo!”
Essa é a melhor fase para ser servo, para aprender coisas, das quais serão levadas para o resto de suas vidas. O seu adolescente deve ser ocupado. Lideres de adolescentes, pastores, ocupem-nos da obra de Deus. um dos grandes problemas em ser um adolescente é que muitas das vezes pela pouca idade não confiamos que eles são capaz de ter responsabilidade e de cumpri-las. Eles querem isso, muito anseiam por isso. Querem ser visto com alguém de confiança, mas infelizmente tudo o que fazemos é tratá-los como a crianças que eles realmente não são. Gerando cada vez mais bloqueios e dificuldades, das quais trarão na maturidade ocidental dificuldades de tomar decisões. Dificuldade de fazer boas escolhas.
Confiem neles, coloquem-nos para trabalhar na Casa de Deus, falem com eles, como falariam com as pessoas adultas. Ajudem-nos a crescer na Palavra e no conhecimento. Converse com seu filho. Ele gostaria muito que voce dividisse com ele, o que voce só conta pra suas amigas. Saia com seu filho, ele ia amar que voce o levasse pra jogar bola com ele, em vez de ir sempre com os colegas do seu trabalho. Fale normal com ele, com um amigo, por que é isso que ele ansei tanto e almeja tanto ter de voce, a sua amizade, sua companhia, a sua confiança. Entenda o peso da responsabilidade disso, que se voce não o fizer, o diabo usará pessoas que farão, e ai, meu querido? Vale a pena? Trata-lo com criança? Em um mundo que o trata com homem vivido e lhe oferece toda a rote de coisas de uma vida adulta sem nada de Deus? Creio que não, cuide do seu filho, agora, enquanto é tempo. Ele não é mais criança, já pode ter responsabilidades, mas voce deve ser o exemplo que ele deve seguir quando tomar as decisões dele.
Um grande abraço, Amo muito a vida de de seus filhos.
Mais informações sobre o B'nai Mitzvá
Comentários
Postar um comentário