Um Presente de Deus


“Não é bom que o homem esteja só, farlhe-ei uma colaboradora que lhe seja idônea”, (Gênesis 2,18).


Quando estamos solteiros, temos a impressão de que Deus se esqueceu de nós. Alguns de nós, muitas vezes até pensamos: “eu não irei orar sobre relacionamentos e importunar a Deus com essa bobagem. ELE tem coisas muito mais importantes pra se preocupar, como pessoas morrendo sem salvação, gente com fome na África e, eu fico aqui com todo meu egoísmo achando que minha dor é maior do que tudo? Não irei orar a Deus sobre isso, não irei mesmo”.
Ou então a pessoa importuna a Deus sobre isso, porém, parece algo tão inalcançável que ela acaba achando que Deus não se importa com a dor da solidão que sente. Deus torna-se um Pai distante, cada vez mais distante, que vê que estou sofrendo e não faz nada para que isso seja diferente. Corremos o risco de acabar culpando a Deus e ser murmuradores.

Uma das coisas mais impressionantes sobre a Palavra de Deus é a preocupação de Deus com nossas vidas.

O Salmista disse:

“O que é o homem para que dele te lembres e o filho do homem para que cuides dele? Fizeste-o pouco menor que os anjos e o fizeste-o senhorear sobre as obras de tuas mãos” (Salmos 8, 4-5).


Eu não tenho dúvidas que o Salmista refere-se não só a ele próprio, mas faz uma referência ao homem que Deus colocou na terra para senhorear as obras das mãos do Criador: e este homem foi Adão.

Deus confirma o cuidado dele por esse homem, lembrando-se dele e cuidando dele, quando diz:

“Não é bom que o homem esteja só!”.

O mais incrível de tudo é que não fica claro se Adão entendia que estava só. E, ainda que ele se sentisse só, Adão não se virou pra Deus e disse: “Ei! Deus! Eu estou sozinho!”.Leia comigo Gênesis 2,20:


“Adão colocou nomes em todos os animais (...) mas para Adão não se achava colaboradora que fosse idônea”.


Não fica explicito se quem não achava a colaboradora era Adão ou se o próprio Deus, mas apenas como um exemplo tomaremos como ponto de partida que Adão fora quem entendeu que estava só, apenas para explicarmos duas coisas:
*Adão não reclamou da sua condição a Deus. Não olhou para o Criador e perguntou por que ele via os animais sempre de dois em dois, macho e fêmea e ele era apenas um.
*A consciência da solidão de Adão veio primeiro naquele que o Criou. Deus expressa sua preocupação com a solidão de Adão antes mesmo que Adão tomasse consciência disso.
*Assim que Adão tomou consciência da condição de estar só, imediatamente Deus lhe proveu da sua ajudadora. É possível visualizar isso na sequência dos versículos: 18, 20 e 21.

PrimeiroDeus atenta para Adão e sua solidão, depois talvez (isso não fica claro na bíblia se Adão entendia que estava só ou não). Logo em seguida, Deus faz Adão ter um profundo sono.

A Luz da Palavra de Deus, esse foi o Primeiro Presente dado ao homem. Uma companhia. Todas as coisas que Deus proveu a Adão anteriores a essa, foram para seu mantimento, vida espiritual e trabalho. O primeiro presente que o homem recebe foi para suas necessidades emocionais. Mas perceba. Antes de Adão cair no sono, ele estava cuidando das coisas de Deus. Ele fazia o trabalho que Deus, aquilo que Deus o havia mandado fazer. Ele estava tão ocupado que é possível que estivesse desapercebido. Antes de ele ver sua esposa ao seu lado, ele caiu em profundo sono e ele não murmurou.

O que essa história pode nos ensinar?
Mateus 6
Vr. 25“Por issovos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida
Vr. 26 “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
Vr. “27
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?”

Se fizermos uma análise desses versículos sob a perspectiva dos relacionamentos podemos dizer que: Adão pode ter olhado para as aves do céu e para todos os animais do campo e ter se achado só. Deus diria a ele:

“Adão, não importa o quanto estás ansioso, não poderás aumentar um côvado da tua vida, por isso te digo, não ande ansioso pela vida emocional, por que as aves não têm encontros, as aves não se olham apaixonadas, as aves não se abraçam, mas eu providencio que estejam juntas, não valeis mais do que muitas delas?”.
Substitua o nome de Adão por seu nome. Eu acabei de fazer isso e embora tenha me dado vontade de rir, nos momentos de crise eu irei lembrar de que não devo ansiar por algo que ainda não me é dado:


“Conjuro-vos,ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira”, (Cantares 2, 7)”.

Outra lição que se pode tirar disso é: Por mais ansioso que Adão estivesse ou que nós estejamos, Eva só apareceu ao lado de Adão por que Deus a trouxe para Adão. Foi Deus quem formou Eva de Adão e só fez quando o tempo determinado havia chegado. Adão estava dormindo, como ele poderia acordar um belo dia e ter uma bela jovem ao seu lado, com quem pudesse construir uma família? Será que ele imaginava que isso iria acontecer com ele? Talvez tenha sido exatamente isso que fez com que fosse uma surpresa agradável e o maior presente que Deus poderia dar a ele.
Eva sem dúvida foi um lindo presente. Fiquemos tranqüilos e sem ansiedade, trabalhemos na obra do Senhor e quando acordarmos ao nosso lado estará um Presente de Deus.



Comentários

  1. Nossa, era exatamente o que eu estava precisando ouvir, ou ler! *-*

    ResponderExcluir
  2. Amém!! Uma palavra bem elaborada, concordo com isso! Não devemos sofrer por antecipação, tudo tem seu tempo! Esperar em Deus é a melhor escolha!

    ResponderExcluir
  3. Glória a Deus! O blog é uma benção!
    Deus falou comigo através desse post.

    Deus abençoe a todos vocês.

    http://cortandoastrancas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Lindo! que Deus continue a usar a tua vida!

    ResponderExcluir
  5. Fico muito feliz em ler publicações assim *-* Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário